Câmara de Picos adquire scanner para digitalização dos documentos do arquivo público

Ascom 06/07/21 11:02:48 CÂMARA MUNICIPAL DE PICOS Wellington Dantas | Valdivia Santos | Toinho de Chicá | Rinaldinho | Renato | PEDRO PIO | Maté | Ir. Zé Luis | Hugo Victor | Antônio Moura | Filó Portela | Dr Eriberto Barros | Dalva Mocó | Chaguinha | Afonsinho

A Câmara Municipal de Picos adquiriu um aparelho scanner e um computador para a digitalização dos balancetes e documentos do arquivo público municipal.

Os equipamentos já estão em pleno funcionamento e ajudarão na digitalização de todo o material presente no local, facilitando assim a pesquisa e organização do mesmo.

“O scanner processa 38 folhas por minutos, o que equivale a mais de 200 folhas por hora e cerca de duas mil folhas por dia. Ao longo de sua história, a Câmara de Picos tem acumulado papéis referentes a contas da Prefeitura e da elaboração de projetos de lei e requerimentos provados pela casa. Com isso queremos informatizar tudo isso, em especial a prestação de contas da Câmara dos últimos 40 anos”, disse o presidente, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB).

Com a digitalização, os documentos estarão disponíveis para a população, facilitando assim a pesquisa.

Já foram digitalizados os balancetes dos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021 da Câmara Municipal. O que totaliza cerca de 22 mil folhas.

O arquivo

O arquivo da Câmara Municipal de Vereadores armazena documentos da instituição, assim como da Prefeitura, como balancetes, orçamentos de gestão e outros documentos. Em janeiro deste ano, quando o vereador Chaguinha assumiu a presidência da Câmara, o arquivo encontrava-se amontoado e desorganizado. O mesmo já foi transferido para um novo local onde está sendo reorganizado.

Os vereadores aprovaram na sessão da última quinta-feira (24), um projeto de lei de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre a criação e a nomeação do Arquivo Legislativo da Câmara Municipal de Picos, que será denominado “Arquivo Vereador Carlos Luís Nunes de Barros”.