IML vai ser instalado em Picos

Ascom 03/06/20 20:30:41 CÂMARA MUNICIPAL DE PICOS Ir. Zé Luis

Em visita a Picos o Secretário de Estado da Segurança Pública do Piauí, Deputado Fábio Abreu, confirmou que a cidade irá receber uma sede do IML. Acompanhado do Vereador José Luís de Carvalho, de membros da polícia militar e civil, o Secretário visitou o local onde funcionava o antigo IAPEP (hoje IASPI). O prédio foi repassado para a Secretaria de Segurança para instalação do complexo regional do Instituto Médico Legal na cidade de Picos.

O Instituto Médico Legal, mais conhecido pela sua sigla IML, é um instituto brasileiro responsável pelas necropsias e laudos cadavéricos para Polícias Científicas de um determinado Estado na área de Medicina Legal. É um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Conhecido também como Departamento Médico Legal, ou DML, por ser, este órgão, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública através da Superintendência de Polícia Técnica Científica. As atribuições são as mesmas. Nos IMLs ou DMLs são realizados vários exames de corpo de delito e perícias, como: autópsia, exame de tanatologia, exame de toxicologia, exame de lesões corporais, exame de constatação de violência sexual, exame de sanidade mental, exame de constatação de idade e exame de constatação de doença sexualmente transmissível.

O Vereador José Luís de Carvalho, que apresentou requerimento solicitando da Secretaria de Segurança do Estado a instalação do Instituto Médico Legal – IML em Picos, falou que essa é uma luta antiga e que outros vereadores e autoridades vem a muito tempo tentando a instalação do IML. Por Picos ser um polo existe uma grande demanda nessa área. Também era um compromisso do Deputado e Secretário Fábio Abreu. Para o Vereador uma região com uma população muito grande, já era para ter um serviço como esse. “Sobre tudo autópsia para amenizar a dor das famílias que perdem seus entes queridos e precisam da liberação do IML. Toda a região tem que mandar os corpos para Teresina aumentando a dor e as despesas”, argumenta Irmão Zé Luís.

 O Secretário Fábio Abreu, aprovou o prédio e a localização onde vai funcionar a sede do IML em Picos. Fábio Abreu autorizou a reforma do prédio e deu prazo de 45 dias para inaugurar o IML de Picos.

Veja Também